Profissionais da Saúde recebem capacitação pelo Programa Diagnóstico Precoce

[ultimate_spacer height=”50″ height_on_mob_landscape=”20″ height_on_mob=”20″]

A Casa Ronald McDonald Jaú promove nessa semana o Programa Diagnóstico Precoce para os profissionais da rede municipal de Saúde de Araraquara. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Fundo Social de Solidariedade, o restaurante franqueado do McDonald’s de Araraquara e a Liga Araraquarense de Combate ao Câncer (Lacca) são apoiadores da capacitação que orienta sobre a detecção precoce do câncer infantil.

Médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas e assistentes de saúde bucal participam do programa.

Durante a abertura nessa segunda-feira (5), a presidente do Fundo Social, Zi Barbieri, agradeceu a todos. “Este é um programa importante na área da saúde que se torna possível por meio da Secretária da Saúde, do Instituto Ronald MacDonald, da Casa MacDonald, da Lacca e do Cefor”.

O coordenador da rede municipal da Saúde, Carlos Fernando Camargo, enfatizou que, além do conhecimento adquirido na universidade, o médico tem que estar sempre se aperfeiçoando. “Os cursos sempre tornam o profissional mais eficiente e o diagnóstico precoce é fundamental para a vida do paciente”, observou.

“Os participantes estarão melhor preparados para a detecção dos sinais e sintomas de câncer na população infanto-juvenil”, relata a gerente da rede básica Adriana Rodrigues.

O programa também é importante para a formação de elementos multiplicadores na rede básica sobre o diagnóstico precoce do câncer na juventude, acrescenta a conselheira do Fundo Social, Marlene Lopes.

O presidente da Liga Araraquarense de Combate ao Câncer (Lacca), Luiz Nacir, afirmou que o evento é uma conquista para a cidade. “Com muito orgulho e grande expectativa conseguimos o programa para o pessoal da rede básica, que faz o primeiro contato com população nos postos de saúde”, disse.

A especialista em oncologia pediátrica Cláudia Teresa de Oliveira, do Hospital Amaral de Carvalho, de Jaú, abriu a semana abordando o tema Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil. A gerente da Casa Donald, Paula Nobre, atua na organização do evento.

O curso ocorre no período da manhã das 8h30 às 12h30, até sexta-feira (09), no Centro Formador para Pessoal de Saúde (Cefor), no Carmo, zona oeste da cidade.

[ultimate_spacer height=”50″ height_on_mob_landscape=”20″ height_on_mob=”20″]